quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CONFERENCIA EM ANGOLA SEPARA MAIS DE 100 NOVOS OBREIROS PARA O MINISTERIO

Com o tema 10 ANOS TRANSFORMANDO E ABENÇOANDO VIDAS EM ANGOLA, a Conferência realizada nos dias 2 a 5 de agosto em Luanda capital de Angola, comemorou os 10 anos da obra missionária naquele país. Uma caravana organizada pela Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Amazonas IEADAM, e seus departamentos a Convenção Estadual CEADAM e Secretaria de Missões VIMADAM, participou da grande festa. No último dia da celebração mais de 100 novos obreiros angolanos foram separados para o ministério.

A Caravana Angola 2012 foi coordenada pelo 1º vice-presidente da IEADAM, pastor Moises de Melo e Silva, o qual foi acompanhado pelo 2 vice-presidente; pastor Elionai Reis e pastoras; Ana Lúcia Câmara, Vania Suely e Elda Reis. A comitiva contou com a presença do Diretor e o Secretário adjunto da (VIMADAM) pastores; Aldenor do Vale e José Carlos, participaram também os pastores; Raimundo das Chagas, Raimundo Siqueira, Paulo Serrão, Paulo Farias, membros da igreja em Manaus, uma equipe da Boas Novas que fez a cobertura da comemoração, um total de 32 pessoas.
Com muita festa, assim foi recebida a comitiva amazonense em Luanda por um grupo de dança da igreja local com coloridos trajes africanos, louvores, palmas e gritos de júbilos. “Esse é o jeito de ser do africano, a sua maneira de expressar o seu amor e de honrar os visitantes, isso é África, isso é Angola”, Esclareceu o pastor José Carlos. A programação do evento foi dividida em três horários; manhã, tarde e noite. Durante as manhãs a comitiva juntamente com a igreja local assistiram a palestras e testemunhos de libertação e transformação de vidas, momento oportuno em que os missionários brasileiros que desenvolvem a obra na região, assim como pastores angolanos, apresentaram relatórios de trabalhos concluídos, outros que estão em andamento e alguns para o futuro. 
 
 

Durante as tardes a caravana visitou templos e algumas escolas que fazem parte do projeto de extensão educacional da igreja, conheceram também o Centro de Reabilitação para usuários de entorpecentes e uma Escola de Teologia. O que surpreendeu a todos foi à inauguração da Catedral Canaã, com 1800² de área construída e com capacidade para mais de 1500 pessoas onde funciona também o centro de reabilitação. “O Centro hoje está com capacidade para 60 internos, por aqui já passaram os indivíduos vistos pela sociedade de Luanda como os mais perigosos como eu, por exemplo, que quando não conhecia o evangelho de Jesus, assaltei a casa do pastor Josué, quase 100 jovens já foram beneficiados com este trabalho”, ressalta o pastor Crispim Cawawa, responsável pelo local. Por onde passava a caravana amazonense chamava a atenção de todos e despertava a curiosidade de adolescentes e crianças que os cercavam com abraços, risos, gritos e acenos, uma genuína demonstração do amor para com os brasileiros.
 
O expressivo crescimento da obra missionária em Angola

O trabalho missionário em Angola tem crescido consideravelmente. Exemplo disso é o trabalho desenvolvido pelos missionários brasileiros em Angola há mais de 10 anos.


Pastores Josue e Rozana Ramos – Foram os pioneiros da obra na região os quais coordenam a missão em Angola. O casal reside em Luanda e hoje têm um rebanho de quase 3 mil almas, administram através dos pastores que os auxiliam no trabalho, a Escola de Teologia, 14 templos,  o Centro de Reabilitação e várias escolas do ensino fundamental e de alfabetização para adultos.


 

Pastores Edson e Rênia Paschoal - Estão em Angola há oito anos, pastoreiam na Província do Kwanza Sul, há três anos. Os pastores trabalham com o Projeto da Visão Celular e hoje estão com 17 células. Além do evangelismo, a igreja oferece curso de formação musical, desenvolve um trabalho social no Lar dos Idosos e instituições de saúde da cidade. “O campo missionário é muito desafiador, mas Deus tem muito pra nós em meio ao desafio, experiência, aprendizado a acima de tudo, aprender a depender de Deus”, afirma o pastor.

No mês de setembro a igreja inaugura o Centro de Treinamento para Obreiros, uma congregação de 500² e uma escola. “Reconheço que tudo o que Deus tem feito em nossas vidas é resultado das orações dos irmãos em Manaus e eu agradeço muito a todos”. Enfatizou a pastora Rênia. Segundo os pastores a meta de 2012 até 2014 é a aquisição de duas congregações, levantar dois pastores, 40 obreiros, 50 Líderes de Células, 50 células e implantar três novas igrejas nos principais municípios da província.

Pastores Elton e Eliseia Almeida – Estão em Angola há quase oito anos e Pastoreiam na Província do Huambo, localizada a 600 quilômetros de Luanda onde estão há quatro anos. O casal iniciou um trabalho de raiz, ou seja, do zero, pois não havia trabalho da igreja no local. “Logo que chegamos aqui enfrentamos a dura resistência dos líderes religiosos locais, mas perseveramos em oração e hoje louvamos a Deus porque temos um belo trabalho em Huambo. Agradeço muito a pessoa do pastor Samuel Câmara que confiou em nosso trabalho”, disse o pastor. A igreja em Huambo adquiriu recentemente um terreno grande para a construção de mais um templo e já tem um batismo programado para o final deste ano. “Não é fácil fazer missão em outro país, mas quando Deus escolhe ele capacita e cuida, com o tempo descobrimos que e a nós cabe confiar em Deus e nos esforçar para fazermos o melhor para Ele”. Afirmou a pastora Eliseia.


Pastores Francisco e Leiliane Gomes - Estão em Angola há oito anos, atualmente pastoreiam na Província de Uila em Lubango. Segundo eles as maiores dificuldades na época eram a bruxaria e idolatria praticada pelos moradores. “Eu olho para trás e vendo o resultado que temos hoje, digo que faria tudo de novo, pois apesar dos desafios aprendemos e amadurecemos muito. Obrigada aos que oram pelos missionários sem nem os conhecê-los, obrigada igreja em Manaus e aos nossos líderes”, destacou o pastor Francisco. Para a pastora Leiliane, África tem sido uma escola: “Fazer missão na África é um presente de Deus o qual o Senhor nos confiou. Aqui eu aprendi a ser mais humilde e principalmente a depender mais de Deus”. Ressaltou a pastora.



O trabalho missionário em Angola começou em 2002, período em que o país saía de mais de 30 anos de guerra a qual resultou em 2 milhões de mortos, 1 milhão de refugiados e milhares de homens, mulheres e crianças mutilados em razão das centenas de minas espalhadas por toda a região. “Ouvimos do que Deus tem feito neste lugar, oramos pela obra e pelos missionários, mas só estando aqui para sentir o que é tudo isso, é uma surpresa de Deus a todos nós”, expressou a pastora Ana Lúcia Câmara. Atualmente a igreja respira novos ares de restauração tanto na área espiritual, quanto econômica e social. “O que estamos vendo em Angola é a mão de Deus operando, é realmente um novo tempo para este país. Uma obra que começou com os nossos missionários e hoje já são milhares, ou seja, um lindo resultado do esforço dos que acreditaram e se lançaram neste desafio”. Afirmou o pastor Moises de Melo e Silva. O encerramento da Conferência foi marcada com a separação de mais de 100 novos obreiros angolanos para o ministério.
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário