domingo, 26 de janeiro de 2014

PASTOR BRASILEIRO LEVA O EVANGELHO DE JESUS AOS EUROPEUS EM VARIOS IDIOMAS

Pastores William Ferreira e Adriana A. da Silva
Mineiro da cidade de Ipatinga – Minas Gerais, 33 anos, o Pr. Wiliam Ferreira com 20 anos de ministério é casado com Adriana Alves da Silva de 34 anos, ela é natural da cidade de São João do Oriente - Minas Gerais. Ele é Técnico e Instrutor de Informática, graduado em Direitos Humanos, Ética e Cidadania e Teologia. Fala Inglês, Espanhol, Italiano, Holandês e um pouco de Alemão. Ele é pastor da Igreja Evangélica Aliança com Deus-Amsterdam na Holanda, além de ser o Diretor Geral do Projeto Aviva Europa.








Raina News - Existem vários países europeus tão necessitados de receber o evangelho quanto o país em que estão agora, por que optaram pela Holanda?

Pr. Wiliam Ferreira Eu completei 20 anos de ministério, 12 anos só levando a Palavra de Deus em vários lugares da Europa, já estive em mais de 60 cidades ao todo, por falar Inglês, Espanhol, Italiano, Holandês e um pouco de Alemão não tive tantas dificuldades.  Mas o fato é que ao chegar à Holanda Deus colocou um amor muito grande em meu coração por este país, pelas vidas que aqui vivem, por ser um país cosmopolita tem 4,8% de imigrantes do mundo todo. Então acabo não alcançando unicamente só os holandeses. Eu acredito, Deus tem algo extraordinário para fazer neste país!

RN - Me fale um pouco de como acontece o Projeto Aviva Europa na Holanda?

Pr. W. Ferreira - A nossa proposta de trabalho dentro da Europa é focar principalmente no contato direto com os Europeus, é claro que naturalmente acabamos dando assistência aos brasileiros que aqui vivem, os nossos cultos acontecem em inglês e português. O Projeto Aviva Europa nos permite ter uma maior abrangência, tanto com o evangelismo aos Europeus quanto ao assistencialismo que damos hoje à igreja no Paquistão e até mesmo no Brasil.

RN - E na questão estrutura e a parte burocrática, como está a Igreja Evangélica Aliança com Deus-Amsterdam, está legalizada no país, tem templo próprio ou é alugado, como esta toda esta questão?

Pr. W. Ferreira - O nosso templo é alugado em parceria com uma Igreja tradicional americana e holandesa.  Estamos em uma área onde residem bastante imigrantes como: brasileiros, portugueses e angolanos, bem próximo ao centro, em Amsterdam West. Nosso foco em 2014 é de alcançar os italianos que moram aqui, algo que nos favorece nisso é o fato de não haver tantas igrejas para eles aqui e a facilidade do idioma que dominamos bem.

RN - Qual é a extensão dos trabalhos desenvolvidos pela Igreja Evangélica Aliança com Deus-Amsterdam?

Pr. W. Ferreira - A nossa Igreja junto com o Projeto Aviva Europa tem um programa assistencial que fazemos à igreja em Lahore no Paquistão e em Minas Gerais também, mais recentemente abrimos o projeto na cidade da Serra, Estado do Espirito Santo. Lá fazemos a distribuição de roupas, alimentos e leite para famílias carentes. Estamos com planos de futuramente abrir um projeto onde possamos ensinar esportes para crianças carentes em alguma cidade do Brasil.

RN - A Europa denomina-se uma nação tradicionalmente católica, junto a isso se junta à questão de que o europeu é conhecido pelo seu jeito mais fechado e de poucos relacionamentos, que tipo de estratégias utiliza para chegar ao coração deles com o evangelho de Jesus no discurso evangélico?

Pr. W. Ferreira - Uma das maiores estratégias que realizamos é a interação, ou seja, uma atuação mais intima com os europeus, mais que tudo, procuramos respeitar as questões culturais, entendendo suas particularidades como seres humanos, pois as necessidades pessoais são diferentes, mas no fundo todos nós precisamos de paz, união familiar, tranquilidade espiritual, que é o que une os europeus e sul americanos, são peculiaridades que independem de calasse social ou poder aquisitivo.

RN - Alguns missionários desejam fazer missão na Europa, que conselhos o senhor daria a estas pessoas?


Pr. W. Ferreira - Observo que uma das maiores dificuldades de muitos missionários que vêm com este objetivo à Holanda é não conseguirem separar cultura de tradição. Na Holanda é permitido: prostituição com carteira assinada, ter uma quantidade limitada de plantação de maconha em casa, eutanásia, aborto, casamento homossexual. Existem partidos políticos com planos para redução da idade em que relações sexuais são permitidas, de 16 para 12 anos. Então vendo este quadro de primeira muitos devem achar que aqui é uma bagunça completa, com drogados nas ruas, mulheres se prostituindo em cada esquina, quando na realidade há um controle muito grande para esta permissividade. Na Holanda, por exemplo, há uma lei que proíbe pedir esmolas nas ruas, pois todos os holandeses e pessoas legais, desempregadas têm subsidio do governo, então se alguém pede esmolas na rua, interpreta-se logo que a mesma está com problemas de má administração na ajuda que recebe. A polícia junto com o plano social não permite isso nas ruas e dão apoio para os casos extremos, isto tudo acima são tradições de um país que te permite ter a sua vida da forma que quiser,  mas tudo debaixo de uma lei. Em 2013 a Holanda foi eleita o país onde melhor se alimenta no mundo. Então para quem deseja fazer missões aqui precisa pedir muita direção de Deus para saber como trabalhar o evangelho e conhecer sobre cultura e tradições e claro, respeitá-las.


Igreja Evangélica Aliança com Deus-Amsterdam - Holanda
Prs. Wiliam Ferreira e Adriana Alves da Silva
Email: projetoavivaeuropa@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário